Edital de Seleção de Bolsistas de Extensão 2021
SELEÇÃO DE BOLSISTA DE EXTENSÃO
O Professor Roger Flores Ceccon, no uso de suas atribuições, conforme disposto no EDITAL Nº º 4/2021/PROEX – EDITAL COVID-19, torna pública a abertura das inscrições destinadas a classificar alunos que irão desenvolver atividades de extensão no Projeto “Sala de Situação em Saúde: análise estratégica das hospitalizações por COVID-19 no Brasil”. O projeto encontra-se disponível na íntegra no site da Escola de Saúde Coletiva.
- DO OBJETO DA SE LEÇÃO
- O presente processo seletivo tem como escopo formar lista classificatória para o preenchimento de duas (02) vagas de bolsista de extensão.
- O plano de trabalho do bolsista de extensão seguirá o que foi apresentado à seleção do EDITAL Nº º 4/2021/PROEX EDITAL COVID-19.
- DA CARGA HORÁRIA E REMUNERAÇÃO
2.1. O bolsista de extensão exercerá suas funções em 20 (vinte) horas semanais durante o período de vigência da bolsa.
2.2. A vigência da bolsa é de 1º de maio de 2021 a 31 de dezembro de 2021.
2.3. O valor mensal total da bolsa é de R$ 420,00 (quatrocentos e vinte reais).
- DOS PRÉ-REQUISITOS PARA O PROCESSO SELETIVO E CLASSIFICAÇÃO
O aluno candidato à bolsa de extensão deverá:
3.1. Estar regularmente matriculado em curso de graduação da UFSC;
3.2. Não ter colação de grau prevista para o período de vigência da bolsa;
3.3. Possuir índice de aproveitamento acumulado (IAA) igual ou superior a 6,0;
3.4. Dispor de 20 horas semanais para dedicação ao projeto;
3.5. Não ter relação de parentesco direto com o coordenador do projeto de extensão, o que inclui cônjuge, companheiro, parente em linha reta, colateral ou por afinidade até 3º grau;
3.6. Não ter vínculo empregatício ou receber outra bolsa de qualquer natureza (exceto a Bolsa Estudantil instituída pela Resolução n° 32/CUn/2013).
- DAS INSCRIÇÕES E RESULTADOS
4.1. As inscrições deverão ser realizadas no período de 24/04/2021 até 26/04/2021 por meio do e-mail coletivaescola@gmail.com, anexando os seguintes documentos:
I – Ficha de inscrição preenchida (Anexo 2 deste edital);
II – Histórico escolar atualizado;
III – Currículo extraído da Plataforma Lattes/CNPq (http://lattes.cnpq.br/).
IV – Carta de intenção.
- DAS ATIVIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS
- Compete ao bolsista:
- Executar o plano de trabalho do bolsista (ANEXO I);
- Nos casos de substituição ou cancelamento, em até 30 dias, o bolsista que encerrou as suas atividades deverá apresentar o relatório das atividades desenvolvidas até a data da interrupção. No caso de substituição, para o bolsista substituto aplica-se o item anterior;
- Fazer referência à sua condição de bolsista de extensão da UFSC, quando for o caso, nas publicações e trabalhos apresentados.
- DA SELEÇÃO E DIVULGAÇÃO DO RESULTADO
- Todo o processo de seleção será realizado pelo professor responsável e professores colaboradores do projeto.
- A seleção dar-se-á mediante análise do (1) currículo lattes e (2) análise da carta de intenção, que será realizada para aferir:
- os conhecimentos gerais do candidato sobre a temática do projeto de extensão;
- as habilidades do candidato para o desenvolvimento das atividades de extensão; e
- a história acadêmica do candidato e sua disponibilidade de tempo para a dedicação às atividades de extensão.
- CURRÍCULO LATTES: Será avaliada a experiência prévia do candidato no campo da Saúde Coletiva. O currículo lattes deverá ser enviado em formato PDF e será avaliado de acordo com os critérios constantes no Quadro 1 (Valor 5,0).
- CARTA DE INTENÇÃO: A carta de intenção é um documento de apresentação do candidato, envolvendo as habilidades e o comprometimento do mesmo ao projeto. Será avaliada a habilidade do bolsista de extensão para o desenvolvimento das atividades descritas no plano de trabalho, o engajamento prévio com as atividades desenvolvidas pela Escola de Saúde Coletiva e o conhecimento sobre a temática do projeto. Máximo de seis páginas (Valor 5,0).
Quadro 1: Itens de pontuação no Currículo Lattes.
Item | Valor (pontos) |
Participação em projetos de extensão do campo da Saúde Coletiva | 3,0/projeto |
Participação em ações de extensão do campo da Saúde Coletiva | 1,5/ação |
Participação em eventos acadêmicos do campo da Saúde Coletiva | 1,5/evento |
Participação em Ligas Acadêmicas do campo da Saúde Coletiva | 2,0/liga |
Publicação de artigos científicos | 2,0/artigo |
Publicação de resumos em Eventos da área da Saúde Coletiva | 1,5/resumo |
Pontuação máxima | 10 pontos |
Quadro 2: Critérios de avaliação da carta de intenção
Item | Valor (pontos) |
Conhecimento sobre a temática do projeto | 2,5 |
Experiência prévia em atividades da Escola de Saúde Coletiva | 2,5 |
Habilidades com o software Excel | 2,5 |
Experiência e habilidades com programação de site | 2,5 |
Pontuação máxima | 10 pontos |
- Considerar-se-ão aprovados os candidatos com nota final 6 (seis).
- O aluno selecionado somente poderá iniciar suas atividades após assinar o Termo de Compromisso de estudante.
- O resultado da seleção será divulgado no dia 28 de abril no site http://escolasc.ararangua.ufsc.br/ e enviado aos e-mails dos candidatos inscritos.
- DAS DISPOSIÇÕES FINAIS
- A bolsa de extensão não gera vínculo empregatício com a Universidade, podendo o bolsista de extensão ser desligado ou pedir desligamento do projeto a qualquer tempo, mediante justificativa.
- Quaisquer pedidos de reconsideração podem ser feitos diretamente ao professor responsável pelo processo seletivo em até 24 horas.
Araranguá, 23 de abril de 2021.
ANEXO 1
EDITAL Nº 4/2021/PROEX
Projeto Sala de Situação em Saúde: análise estratégica das hospitalizações por COVID-19 no Brasil
Plano de trabalho dos bolsistas
Estudante de Graduação 1 – Cronograma de atividades | ||||||||||||||
As atividades a serem desenvolvidas pelo bolsista do Projeto de Extensão compreendem práticas que envolvem ensino, pesquisa e extensão, aliando a produção do conhecimento à realidade dos serviços de saúde, à tomada de decisão de gestores no enfrentamento da pandemia e ao processo pedagógico de ensino-aprendizagem. A atuação do bolsista 1 envolverá habilidades e competências de comunicação e articulação intra e inter institucional, além de atividades comuns a todos os membros do projeto.
As atividades realizadas estão de acordo com o Edital nº 4/2021/PROEX – Edital COVID-19, e serão desenvolvidas entre os meses de maio a dezembro de 2021, conforme o seguinte plano de trabalho:
Avaliação: O bolsista será avaliado por meio de duas formas: (1) autoavaliação e (2) avaliação realizada pelo coordenador do projeto. Os indicadores de avaliação serão: desempenho nas atividades propostas; assiduidade e peridiocidade nas atividades; capacidade crítica e reflexiva; responsabilidade, ética e compromisso com o projeto; aptidão para o desenvolvimento das atividades. |
Estudante de Graduação 2 – Cronograma de atividades | |||||||||||||
As atividades a serem desenvolvidas pelo bolsista do Projeto de Extensão “Sala de Situação em Saúde: análise estratégica das hospitalizações por COVID-19 no Brasil” compreendem práticas que envolvem ensino, pesquisa e extensão, aliando a produção do conhecimento à realidade dos serviços de saúde, à tomada de decisão de gestores no enfrentamento da pandemia e ao processo pedagógico de ensino-aprendizagem. A atuação do bolsista 2 envolverá habilidades e competências relativas à utilização de banco de dados, análise e interpretação de informações e elaboração de formas gráficas.
As atividades realizadas estão de acordo com o Edital nº 4/2021/PROEX – Edital COVID-19, e serão desenvolvidas entre os meses de maio a dezembro de 2021, conforme o seguinte plano de trabalho:
Avaliação: O bolsista será avaliado por meio de duas formas: (1) autoavaliação e (2) avaliação realizada pelo coordenador do projeto. Os indicadores de avaliação serão: desempenho nas atividades propostas; assiduidade e periodicidade nas atividades; capacidade crítica e reflexiva; responsabilidade, ética e compromisso com o projeto; aptidão para o desenvolvimento das atividades. |
ANEXO 2
FICHA DE INSCRIÇÃO
Nome completo: _____________________________________________________
Matrícula: __________________________________________________________
CPF: _______________________________________________________________
RG: ________________________________________________________________
Endereço: ___________________________________________________________
Curso: _____________________________________________________________
Semestre: ___________________________________________________________
e-mail: _____________________________________________________________
Telefone: _____________________________________________________________