Poesia do Exílio – Entrevista com Severo Garcia

03/07/2020 18:52
Severo Garcia, como surgiu a ideia de escrever os poemas? E, por que poemas?

A poesia é uma oportunidade de conexão. Escrever poesia é criar conexões pessoais e coletivas. O poesia é uma forma de liberdade. Neste tempo de pandemia, a liberdade vagueia na solidão do pensar. Imaginar é esperar que a vida nos guarda algo, assim como a poesia nos guarda. Uma ideia. Um sentimento. Um sentido. Não pensei em fazer poesia. Fiz. Surgiu como uma necessidade. Na solidão, precisava escrever a partir do que nós estamos vivendo neste ano de 2020. O exílio. A vida. A morte.

Inspirações?

As inspirações são as histórias e narrativas vistas sob a ótica do exílio. Histórias guardadas, escutadas, nas fantasias e nos obituários. Ao mesmo tempo, das músicas, amigos, livros, amores e família. Um sonho que meus poetas e compositores preferidos um dia pudesse ler uma frase, um trecho e conseguissem rir ou chorar. Ao mesmo tempo que qualquer anônimo encontrasse sentidos nas palavras do exílio. Inspirar deslocamentos. Qualquer movimento.

Já havia publicado algum outro livro antes?

Sim, em 2013, publiquei pela editora Multifoco (Rio de Janeiro) um livro de poesias intitulado “Marginais”. Recebi algumas menções honrosas de poesias publicadas em algumas antologias poéticas. Além de livros acadêmicos.

Como pretende disponibilizar os exemplares?

Disponibilizar online em site, enviar por email para quem desejar e enviar pelo correio exemplar para quem tiver interesse. Não pretendo ganhar nenhum dinheiro com esse trabalho. Ao contrário, no final, quem recebe sou eu por ter interlocutores e novos amigos.
Também tenho um espaço no site (Recanto das Letras) onde coloco meu textos semanais –

E, adoraria colocar o livro em todas as plataformas e acessos possíveis. Poesia não deve ter fronteiras. Lugar de poesia é na rua.

Poesia do Exílio é uma expressão de nós (humanos). É um livro de bolso. Bolso que todos nós temos, quer seja grande ou pequeno. Exílio ou autoexílio é, também, uma oportunidade de dar luz sobre si e sobre os três tempos (passado, presente e futuro).

 

Link de acesso ao Livro:

https://repositorio.ufsc.br/bitstream/handle/123456789/209231/POESIADOEXILIO_EBOOK.pdf?sequence=1&isAllowed=y