Pintando a Universidade de Povo: os indígenas na UFSC

13/05/2020 14:03

A Escola da Saúde Coletiva, através do evento de extensão “Pintando a Universidade de Povo”, vem estabelecendo contato e trocas riquíssimas com os indígenas de uma aldeia em Torres, no Rio Grande do Sul, pertencentes à etnia Guarani M’bya. Membros dessa comunidade participaram de um grande encontro de valorização e aproximação com a Universidade Pública. Esse evento teve o objetivo de realizar um intercâmbio cultural e social, já que trata-se de uma população vulnerável e dentro do escopo de ações afirmativas que a UFSC assumiu como compromisso. O encontro ocorreu na UFSC Campus Araranguá no dia 02 de março de 2020, à convite da Escola e por intermédio de alunos indígenas do próprio Campus. Deste encontro foi produzido um pequeno vídeo retratando um pouco das impressões e vivências desse povo dentro do ambiente universitário. O vídeo traz também o relato valioso de um estudante indígena, de etnia Kaingang, que nos conta sua trajetória e descreve seus sentimentos ao contribuir com este projeto, ainda em desenvolvimento.